Encerrou no passado Sábado 23/11/13, o programa de eventos calendarizado pela Comissão de Formação Profissional da CNPR para o ano de 2013, o qual a exemplo dos anos anteriores foi cumprido integralmente nas datas préviamente definidas.

Esta ação foi realizada na zona centro do país, concretamente no Hotel Tivoli Coimbra, contando com o apoio dos técnicos docentes do DIAT – Departamento de Investigação, Acidentologia e Tráfego”- versando esta formação a “Importância das Perícias Forenses nos Sinistros Automóveis.”

O evento registou um bom nível de participação e intervenção traduzido pelo interesse demonstrado pelos participantes, nomeadamente em termos de questões apresentadas aos formadores, revelando por outro lado a análise às fichas de participação/comentários, a satisfação generalizada dos presentes por mais esta iniciativa da Comissão de Formação Profissional e Colégio Automóvel da CNPR.

Em debate estiveram os temas seguintes:

  1. A ACIDENTOLOGIA COMO CIÊNCIA
  2. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA ATIVIDADE DE PERITO AVERIGUADOR;REGULAMENTAÇÃO DE CARREIRAS;CÓDIGO DEONTOLÓGICO
  3. NOVAS FORMAS DE PERSPETIVAÇÃO DA AVERIGUAÇÃO /INVESTIGAÇÃO DE SINISTROS
  4. ANÁLISE A CASOS REAIS ALICERÇADOS NA ACIDENTOLOGIA
  5. FISA AUTO (FAST INTERVENTION IN SITE OF ACCIDENT
  6. FISA AT

De referir que na abordagem e debate às matérias constantes do ponto 2, foi mencionada a posição pública assumida recentemente pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor/DECO, a qual através do seu comunicado de 28/10/13, reindivicou às entidades estatais legislação específica e fiscalização no setor da peritagem.

Este mesmo tema viria a merecer capa e editorial da revista Dinheiro & Direitos (em anexo) que na edição de Novembro/Dezembro de 2013 analisou com pormenor esta mesma temática, com abordagem a diversas personalidades e entidades, nomeadamente a Câmara Nacional de Peritos Reguladores, tal como oportunamente divulgado na nota informativa NI32/13, de 5 de Novembro último.

Cordiais Saudações,

Comissão de Formação Profissional/Colégio Automóvel

Uma opinião em “IMPORTÂNCIA DAS PERÍCIAS FORENSES NOS SINISTROS AUTOMÓVEIS

  1. Gostei da apresentação que foi cativante mas não gostei do conceito de criação de várias hierarquias de perito averiguador. As ideias são megalómanas para o nosso mercado em Portugal, pois a profissão nem sequer está regulamentada. Pareceu-me um passo maior do que a perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.