Tem 0 artigos no carrinho.
Encerrou no passado Sábado 23/11/13, o programa de eventos calendarizado pela Comissão de Formação Profissional da CNPR para o ano de 2013, o qual a exemplo dos anos anteriores foi cumprido integralmente nas datas préviamente definidas.
Esta ação foi realizada na zona centro do país, concretamente no Hotel Tivoli Coimbra, contando com o apoio dos técnicos docentes do DIAT – Departamento de Investigação, Acidentologia e Tráfego”- versando esta formação a “Importância das Perícias Forenses nos Sinistros Automóveis.”
O evento registou um bom nível de participação e intervenção traduzido pelo interesse demonstrado pelos participantes, nomeadamente em termos de questões apresentadas aos formadores, revelando por outro lado a análise às fichas de participação/comentários, a satisfação generalizada dos presentes por mais esta iniciativa da Comissão de Formação Profissional e Colégio Automóvel da CNPR.
Em debate estiveram os temas seguintes:
- A ACIDENTOLOGIA COMO CIÊNCIA
- A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA ATIVIDADE DE PERITO AVERIGUADOR;REGULAMENTAÇÃO DE CARREIRAS;CÓDIGO DEONTOLÓGICO
- NOVAS FORMAS DE PERSPETIVAÇÃO DA AVERIGUAÇÃO /INVESTIGAÇÃO DE SINISTROS
- ANÁLISE A CASOS REAIS ALICERÇADOS NA ACIDENTOLOGIA
- FISA AUTO (FAST INTERVENTION IN SITE OF ACCIDENT
- FISA AT
De referir que na abordagem e debate às matérias constantes do ponto 2, foi mencionada a posição pública assumida recentemente pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor/DECO, a qual através do seu comunicado de 28/10/13, reindivicou às entidades estatais legislação específica e fiscalização no setor da peritagem.
Este mesmo tema viria a merecer capa e editorial da revista Dinheiro & Direitos (em anexo) que na edição de Novembro/Dezembro de 2013 analisou com pormenor esta mesma temática, com abordagem a diversas personalidades e entidades, nomeadamente a Câmara Nacional de Peritos Reguladores, tal como oportunamente divulgado na nota informativa NI32/13, de 5 de Novembro último.
Cordiais Saudações,
Comissão de Formação Profissional/Colégio Automóvel
Gostei da apresentação que foi cativante mas não gostei do conceito de criação de várias hierarquias de perito averiguador. As ideias são megalómanas para o nosso mercado em Portugal, pois a profissão nem sequer está regulamentada. Pareceu-me um passo maior do que a perna.